Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Verbo Nostro Comunicação Planejada | 13/06/2019 16:07:24 | 330 Acessos
Temas como feminismo, gêneros, educação e literatura foram destaques da Feira Nacional do Livro, nesta 4ª feira (12)
Visualizar imagem
Vários assuntos, dezenas de autores e milhares de novos leitores passaram pela 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão P

 Ribeirão Preto (SP), 13 de junho de 2019 – Mais uma manhã de muita emoção e encontros. Essa foi a cena mais comum para quem visitou a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que começou no dia 9 de junho e vai até o próximo domingo (16). Logo na abertura do dia, o autor Marçal Aquino recebeu mais de mil alunos das escolas municipais estaduais. Eles vieram ansiosos para conhecer de perto o escritor que é também jornalista, roteirista de cinema e de televisão. O escritor homenageado da feira, Ignácio de Loyola Brandão, também recebeu os estudantes do projeto Combinando Palavras, realizado em dose dupla. Desta vez com adolescentes da Fundação Educandário.

“Em uma classe de 40 alunos, se formarmos dois leitores, merecemos uma estátua no céu”, disse Marçal Aquino sobre o Combinando Palavras, projeto que tem o objetivo principal de criar novos jovens leitores. O encontro entre autor e leitores também rendeu várias discussões, entre elas, questões sobre a desigualdade social. “Desde o início da história do Brasil vemos profundas desigualdades. Para mudar é preciso que as pessoas queiram. É preciso que as pessoas reflitam e isso leva séculos. Eu espero que a literatura seja uma contribuição importante dentro desse processo”, relatou. Já, os alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental realizaram diversas homenagens à obra e vida do autor homenageado, Ignácio de Loyola Brandão, que se emocionou em diversos momentos, principalmente quando ouviu de uma menina, a pergunta “o senhor, é de verdade?”. “Sempre sonhei em ganhar o prêmio Nobel da Paz, mas a partir desta manhã, não penso mais, vocês me deram o Nobel”, comentou o escritor.

A professora, feminista, travesti e doutora em teoria literária Amara Moira, também deixou sua voz registrada na Feira do Livro. Seu Salão de Ideias lotou o auditório Meira Junior com um público que veio ouvir e debater suas ideias, ideologias e voz de uma travesti. “Leiam livros, como ‘Os Lusíadas’, por exemplo. São livros assim que mostram o que é consentimento. Leiam com novos olhares”, disse. Ela se referiu ainda que há 50 anos algumas ideias eram ignoradas, como a presença de trans nos movimentos feministas. “Hoje não”, apontou.

Uma das salas de aula aberta trouxe uma discussão voltada para o professor: ele está preparado para trabalhar com as competências? A professora Patrícia Papa, do Centro Universitário Barão de Mauá, destacou que é necessário aprender a trabalhar as bases na prática. “É necessário saber o que é competência habilidade e atitude e dentro do seu contexto docente e profissional, a cada dia, encontrará a melhor forma. Não existe curso para isso”, disse.

Com mais dois painéis, o Seminário da Educação reuniu nomes importantes no cenário educativo como Francisco Aparecido Córdão, Elie Ghanem, Nilson José Machado e Lino de Macedo. “Todos nós usamos caixas eletrônicos, cafeteiras, totens de aeroportos, cartão de crédito, mas poucos sabem como elas realmente funcionam. Quem realiza a ação, o homem ou a máquina? A tecnologia é boa, para quem sabe o que quer”, disse Nilson José Machado. Francisco Aparecido Córdão falou sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional‎ (LDB) e citou quatro pilares da educação, destacados pela Unesco, voltados aos estímulos dos professores em sala de aula: desenvolvimento do senso crítico, criatividade, aprender a conviver e a fazer escolhas pessoais de modo responsável e solidário. “Pessoas estão mudando. Há novas gerações. E temos que acompanhar isso”, disse.


A noite foi encerrada com a plateia lotada do Pedro II para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento, com participação especial da soprano Yuka Almeida Prado.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do País e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados 

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa 

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Gabriel Todaro e Angelo Davanço - redação@verbo.jor.br

 

Compartilhar
Sala de imprensa Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa Verbo Nostro Comunicação Planejada
Contato Valter Jossi Wagner
E-mail valter@verbo.jor.br Fone (16) 36326202
Editoria (s) Cultura, Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta