Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | GM Mercosul | 19/06/2019 09:39:27 | 139 Acessos
GM reduz água necessária para fabricar um carro em 76%
Visualizar imagem
Tecnologias para economizar água e aumentar seu reuso são utilizadas em todas as instalações da General Motors no Brasil.

 SÃO CAETANO DO SUL – Entre 2003 e 2018, a quantidade de água utilizada por veículo no processo de fabricação da General Motors no Brasil foi reduzida em 76%. Ou seja, hoje é utilizado um quarto do volume de água para fabricar um carro na empresa em comparação ao que era necessário há 15 anos.
A evolução se deve à busca contínua da companhia para reduzir o consumo de recursos naturais, implementando diversas novas tecnologias em suas operações ao redor do mundo. Entre as iniciativas, estão ações tanto para diminuir o consumo, como para aumentar o reuso da água.
“Somente em 2018, reutilizamos 121 milhões de litros de água nas nossas operações no Brasil. Esse volume é suficiente para encher 50 piscinas olímpicas”, afirma Glaucia Roveri, gerente de Energia e Utilidades da GM América do Sul. “Nossos times têm foco contínuo na busca pela redução de consumo ou aumento do reuso da água. A questão não é só a preservação de um recurso natural, mas também de conservação de algo que é essencial para o consumo das comunidades”, complementa.
O projeto de reuso de água da companhia foi repaginado em 2015, com inovações como a conexão de novos pontos de consumo, resultando em um aumento de 162% no reuso de água entre 2015 e 2018.
Sete décadas de preservação dos recursos hídricos
Desde o início da década de 40, a GM já se preocupava com a preservação dos recursos hídricos e efetuava o tratamento primário de seus esgotos através de um sistema biodigestor. Nos anos 50, a General Motors construiu sua primeira estação de tratamento de água (ETA) no Brasil, captando água de um córrego e utilizando para fins não potáveis.
Na década de 70, no complexo industrial de São José dos Campos, a GM inaugurou a maior Estação de Tratamento de Efluentes da companhia no país, com tratamento de efluentes por processos físico químicos e biológicos. Nos anos 80, com a implantação do novo sistema de tratamento de efluentes em São Caetano do Sul, foi inaugurado o primeiro processo de reuso da água proveniente do sistema industrial.
Todas as fábricas da GM têm processos de tratamento de efluentes, São Caetano por exemplo, possui o sistema de tratamento físico químico convencional. Como é uma água industrial tratada, é utilizada em processos como, por exemplo, os da torre de resfriamento, lavagens de equipamentos e as descargas de sanitários.
Em Joinville, a instalação foi construída com um conceito de nova fábrica, certificada LEED Gold. O prédio foi pensado para adotar as tecnologias mais atuais e já contou com o reuso de água do efluente tratado na unidade. Todo o esgoto gerado é tratado através de um jardim filtrante, sistema que não utiliza produtos químicos e é feito de forma natural sem uso de aeradores. Este sistema é seguido por um processo de tratamento físico químico com osmose reversa, que é uma membrana extremamente fina, que retém todos os poluentes e somente deixa passar a água que contem elevado teor de pureza, e é utilizada para fins não potáveis, como processo industrial, sanitários, irrigação, jardinagem e lavagem de pisos.

###

General Motors
A General Motors está comprometida em oferecer às pessoas meios de locomoção melhores, mais seguros e sustentáveis. A GM, suas subsidiárias e entidades de joint venture vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo a OnStar, líder mundial em segurança de veículos, serviços de segurança e informações, a Maven, sua marca de mobilidade pessoal, e a Cruise, sua empresa de veículos autônomos e car sharing, podem ser encontradas em http://www.gm.com.

###

CONTATOS:
Isabel Faria
Telefone:(11) 4239-6441
E-mail: isabel.faria@gm.com

Nelson Silveira
Telefone:(11) 4234-7005
E-mail: nelson.silveira@gm.com

Compartilhar
Sala de imprensa GM Mercosul
Empresa GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA
Contato Ricardo Souza
E-mail ricardo.souza@gm.com Fone (11) 42392898
Editoria (s) Sustentabilidade, Automóveis, Transporte
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
Banner Jornal da Usp
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta