Pautas | JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação | 26/06/2019 09:06:20 | 179 Acessos
Caponata de Banana Verde Essência do Vale, um produto essencialmente vegano
Com a caponata de banana verde da Essência do Vale você vai se surpreender com o sabor

A Essência do Vale, empresa localizada no Município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo se notabilizou por criar produtos à base de biomassa de banana verde, é especializada no desenvolvimento de alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose e sem aditivos químicos. É também a única no mercado brasileiro a desenvolver a biomassa de banana verde nas versões polpa e integral em vidros, mais um olhar da empresa para saúde e a sustentabilidade.

Caponata de Banana Verde da Essência do Vale pote de vidro com 230 g.

A Caponata de Banana Verde da Essência do Vale, foi idealizada a partir da Receita do Livro “Yes, nós temos bananas”: histórias e receitas com biomassa de banana verde, da de autoria da criadora da biomassa de banana verde, Heloísa de Freitas Valle hoje com 90 anos e Márcia Camargo, Editora Senac, que é a grande precursora da utilização da banana verde para enriquecer a dieta das pessoas que buscam uma alimentação saudável.

É produzida com a casca da banana verde cozida e picada, sem adição de corantes, aromatizantes e conservantes químicos. A conservação é por processo físico, a pasteurização. A vantagem desse processo é que podem ser mantidos praticamente todos os nutrientes e as qualidades organolépticas do produto.

A caponata é um antepasto (entrada, aperitivo), isto é, deve ser comida antes do prato principal. Pode ser apreciada em sanduíches, canapés, simplesmente colocada sobre uma fatia de pão italiano e até como um "molho" para massas. 50 g do produto, o equivalente a 2 colheres de sopa tem 178 calorias.

Na lista de ingredientes estão: Casca de banana verde, óleo de girassol, cebola, azeite de oliva extra virgem, vinagre de maçã, alho, salsinha, sal aromatizado Essência do Vale, orégano e pimenta-dedo- de-moça.

Essência do Vale

A sede da Essência do Vale, na cidade de Cruzeiro/SP e os fundadores da empresa Helena e Augusto Muzzi e o Filho Arthur Muzzi, Essência em família.
No mercado há 17 anos a Essência do Vale está localizada no Município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A empresa se espelhou em modelos de produção dos países europeus, onde existem indústrias artesanais e familiares, que utilizam os processos simples e caseiros, possibilitando o desenvolvimento de produtos saudáveis e saborosos.

A Essência do Vale opera com multinegócios: A Fazenda Bela Vista, onde está localizada a fábrica, produz boa parte dos ingredientes utilizados na elaboração dos produtos. Toda produção agrícola se baseia na agricultura sustentável, sem utilização de agroquímicos que cause danos ao meio ambiente e a saúde humana.
A marca também mantém em suas instalações um restaurante, que atende público da região, turistas e empresários. Além disso, possui uma loja nas próprias instalações, onde são comercializados os produtos que ali são produzidos.
A Essência do Vale foi a primeira empresa a utilizar a biomassa de banana verde como espessante totalmente natural no processo de produção de geleias e também a primeira a lançar biomassa de banana verde em pote de vidro, o que atende à demanda da sustentabilidade, quando o assunto é embalagem.

Como tudo começou
Os proprietários, Helena e Augusto, moravam na capital paulista, mas, em busca de uma vida saudável, se mudaram para o interior de São Paulo. Foram morar na fazenda da família e, como não conheciam nada de agricultura, resolveram produzir doces, geleias e conservas artesanais, pois a região é turística. Sempre tiveram a ideia de fazer produtos diferenciados e saudáveis. Aos poucos foi nascendo a Essência do Vale que, como o próprio nome diz, significa o sabor puro, que prevalece em todos os produtos.
Helena começou a elaborar os produtos na cozinha de casa, com ajuda de Augusto. A princípio procuravam utilizar ingredientes que a própria fazenda oferecia como banana, jaca, abóbora, pimentas e ervas aromáticas. A produção era vendida por Augusto em cidades próximas a Cruzeiro, como Penedo, Cunha, Paraty e Campos do Jordão. Quando retornava das vendas, novas ideias e necessidades dos próprios clientes eram discutidas com Helena, que, logo em seguida, já desenvolvia e atendia rapidamente o desejo dos clientes, mantendo assim uma relação estreita e evolutiva com eles.
A empresa está instalada dentro da Fazenda Bela Vista, às margens da Rodovia SP-52, que liga a Via Dutra às cidades do Sul de Minas. Em épocas de férias e feriados, o movimento de turistas é imenso, favorecendo também o comércio em sua loja própria de fábrica e o restaurante que mantém tudo no mesmo local.

Possui um portfólio com mais de 100 produtos, divididos em várias linhas:
Doces e geleias tradicionais, doces e geleias diet e uma extensa linha de antepastos, conservas, molhos e temperos aromatizados. A produção em regime artesanal gira em torno de 20 mil potes de produtos/mês. O foco da empresa são lojas de produtos naturais e empórios em todo o Brasil.

Sustentabilidade

Entre as ações de sustentabilidade que a Essência do Vale pratica, estão à separação do lixo em: reciclável, orgânico, pilhas, lâmpadas, vidros quebrados, não utilizam aditivos químicos e conservantes nos produtos, a higienização é feita com produtos biodegradáveis, usam materiais recicláveis nas embalagens, sendo a principal o vidro.
O uso de energia solar é outra ferramenta da prática sustentável da Essência do Vale.
A utilização em escala de embalagens de vidro:
“Para Helena o vidro proporciona um melhor armazenamento dos alimentos, pois é um material natural e inerte. Além da proteção maior do produto, as embalagens de vidro não interferem na composição dos alimentos, garantindo sua conservação sem participação de conservantes. As embalagens de vidro são 100% recicláveis. Também realiza a recuperação ambiental da Fazenda Bela Vista, por meio do plantio de árvores, acrescenta.

A empresa participou neste mês de junho da Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina, que aconteceu no Anhembi/SP.
Atingimos um público habituado a consumir produtos saborosos e que visam uma alimentação saudável ou tem algum tipo de restrição alimentar e desejam produtos como se fossem feitos em casa.
Atualmente a empresa distribui seus produtos para todo Brasil e a comercialização pode ser feita também via loja virtual.

Saiba mais sobre a Essência do Vale e seus multinegócios nos canais abaixo:
SAC: vendas2@essenciadovale.com
Facebook: https://www.facebook.com/essenciadovaledoceseconservas
Site: www.essenciadovale.com
Loja Virtual: https://loja.essenciadovale.com
Instagram: @essenciadovale
Acesse os pontos de vendas em:
Créditos das fotos: Olívia Bruni
Você também pode acessar o Cardápio do Restaurante Essência do Vale no Instagram:@restauranteessenciadovale.com Panorâmica do Restaurante Essência do Vale, em Cruzeiro-SP.
Mais informações para imprensa, solicitação de entrevista e imagens podem ser obtidas pelos canais abaixo.

JM -Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852