Pautas | Mecânica de Comunicação | 11/07/2019 10:58:10 | 169 Acessos
Concessionárias de máquinas agrícolas do MT ganham aliado tecnológico para planejar sua estratégia comercial
DataSafra, plataforma de monitoramento por satélite, permite avaliar a área plantada em cada fazenda e associar a informação ao CRM da concessionária

A infinidade de sensores e demais dispositivos tecnológicos integrados nas máquinas e implementos agrícolas possibilita que seu fabricante consiga, em tempo real, localizar toda sua frota em operação. Essa tecnologia embarcada é de grande valia em termos de competitividade e de posicionamento de mercado em um cenário acirrado como é o do agronegócio brasileiro.
Porém, saber a quantidade e a localização de seus equipamentos não é o suficiente para formular uma estratégia comercial assertiva. A informação mais valiosa, certamente, é detectar, antecipadamente, para onde e em que ritmo avança a safra de um determinado ano. Só assim, é possível estar à frente concorrência.

No estado do Mato Grosso, essa informação já pode ser obtida facilmente, com o uso do DataSafra, uma ferramenta inovadora, que permite, com base na coleta e análise de imagens de satélites, saber, em tempo quase real, para onde se encaminha a expansão ou retração das áreas plantadas das culturas da soja e do milho por região, município e em cada fazenda.

Com os indicadores mapeados pelo DataSafra, a concessionária de equipamentos e implementos agrícolas pode consultar em mapas, tabelas e gráficos detalhados a informação sobre a área plantada do milho safrinha no Estado, durante toda a safra, bem como dados sobre onde ela cresceu ou recuou em relação à safra anterior ou à duas safras anteriores.

A área plantada pode ser vista também por fazenda e associada ao CRM da concessionária. Essa análise permite evidenciar se as vendas já realizadas para cada produtor, cliente da concessionária, estão suprindo as necessidades de sua produção ou se existe oportunidade para ampliação de vendas, oferta de novos implementos para atender diversificação de culturas plantadas, entre outros.

As informações fornecidas pela plataforma digital são originárias de diversos satélites, com a aplicação de complexos algoritmos e conceitos como Big Data e Inteligência Artificial. Isso significa que todos os dados possuem alta confiabilidade e precisão, ou seja, mostram realmente o que estava plantado – e até qual o estágio do crescimento atual em que se encontra a planta – no momento da análise por parte do distribuidor ou fabricante da máquina.
O acesso a todos esses indicadores vai permitir que a área comercial da concessionária de máquinas e implementos no Mato Grosso possa elaborar uma estratégia comercial eficiente, que resulte em um número maior de vendas aos produtores rurais da região.

Fruto de um esforço de inteligência de diversos profissionais e de dois anos e meio de desenvolvimento, o DataSafra foi concebido pela Geoambiente, empresa com 25 anos de experiência na área de geolocalização e sensoriamento remoto. Atualmente focado nas culturas de milho e soja, a plataforma está disponível para o Mato Grosso, mas, em breve, se estenderá a outras culturas e outros estados.

Assessoria de Imprensa:

Mecânica Comunicação Estratégica