Pautas | Verso Comunicação | 11/07/2019 12:09:36 | 272 Acessos
Entrega de certificado para empresas do programa Descarte Consciente Abrafiltros tem participação da Diretora-Presidente da CETESB

Iniciativa reconhece participação no programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que chegou a 14 milhões de unidades recicladas.

As empresas participantes do programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, receberam no dia 27 de junho, um dia após aniversário de 13 anos da fundação da Abrafiltros, o certificado com o selo de participação no programa.

O certificado foi entregue por João Moura, presidente da Abrafiltros; Carlos Mourão, vice-presidente do setor automotivo; Marco Antônio Simon, gestor de projetos e coordenador do programa, e contou com a participação especial de Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

“A Abrafiltros faz um grande trabalho com o programa Descarte Consciente Abrafiltros, que já cobre 107 municípios no Estado de São Paulo”, afirmou Iglecias, destacando que esse número de cidades é a meta geográfica estipulada para 2019 e, portanto, já foi cumprida. Na ocasião, a diretora-presidente da CETESB também ministrou palestra sobre “Logística Reversa no Estado de São Paulo e os Impactos e Perspectivas da Decisão de Diretoria CETESB 076/2018/C”, mostrando os avanços conquistados nesta área

João Moura, presidente da Abrafiltros, ressaltou o trabalho desenvolvido pela CETESB na área de logística reversa e lembrou que “durante os 13 anos da Abrafiltros, a associação sempre buscou eficiência em todas as ações desenvolvidas, e os resultados do programa Descarte Consciente Abrafiltros mostram que estamos no caminho certo”.

Criado em julho de 2012, o programa já reciclou 14.265.533 de filtros usados de óleo lubrificante automotivo e atende as legislações ambientais estaduais que inserem os filtros do óleo lubrificante automotivo na logística reversa: São Paulo - Resolução SMA 045/2015; Paraná - Edital de Chamamento 01/2012; e Espírito Santo - Edital de Chamamento Público 02/2014.

No processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas; o óleo contaminado para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética).

Atualmente, 16 empresas fazem parte do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Moura ressalta que especialmente empresas que fabriquem ou comercializem filtros do óleo lubrificante automotivo com marca própria, incluindo montadoras de veículos, devem fazer parte da logística reversa: “O programa da Abrafiltros é reconhecido pelos órgãos ambientais e possibilita que as empresas possam cumprir a legislação em menor tempo e com menor custo, por se tratar de iniciativa de interesse de grupo”.

Mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros estão disponíveis no site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/entrega-de-certificado-para-empresas-do-programa-descarte-consciente-abrafiltros-tem-participacao-da-diretora-presidente-da-cetesb/

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa