Pautas | Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo | 23/05/2011 14:35:00 | 94 Acessos
Ambev investe R$ 160 milhões no Rio de Janeiro

Valor será usado para ampliar em 35% a capacidade produtiva da filial de Piraí
 Recurso é o primeiro do pacote de R$ 2,5 bilhões que a companhia vai investir este ano no País

A Ambev investirá R$ 160 milhões para ampliar em 35% o processo produtivo de cerveja de sua unidade no município de Piraí - RJ. O investimento, o primeiro do pacote de R$ 2,5 bilhões anunciado pela companhia em 2011, resultará na criação de 600 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. As obras começam neste mês.

Serão construídas uma nova linha de garrafas para produção de vasilhames de 600ml e 300ml, com capacidade para envasar 60 mil garrafas por hora, e uma nova área de brassagem de líquido. A capacidade da Estação de Tratamento de Água irá aumentar, assim como a das áreas de Xaroparia e Utilidades. Após o investimento, será possível produzir 7 milhões de hectolitros de bebida por ano na unidade. A produção da Filial Piraí hoje atende aos mercados do Rio, Minas Gerais e São Paulo. O portfólio da unidade será ampliado.
Ambev no Rio

O investimento reforça a parceria da Ambev com o Estado do Rio, onde a companhia emprega 4.300 pessoas diretamente e mais de 20 mil na cadeia produtiva, mantém nove unidades de negócio: três fábricas, sendo duas na cidade do Rio de Janeiro e uma em Piraí; uma planta para a produção de vidros (Campo Grande); e cinco centros de distribuição direta nos municípios de Niterói, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro, nos bairros de Campo Grande, São Cristóvão e Jacarepaguá.

O Estado é estratégico para a Ambev: 19% da produção total de cerveja da companhia sai do Rio (fábricas Nova Rio e Piraí). Já em produção de refrigerante, o Estado representa 11% do total. No ano passado, a filial Nova Rio recebeu um investimento de R$ 55 milhões da companhia. Além disso, a unidade é a maior fábrica de bebidas do Brasil.

A Ambev gerou R$ 1,014 bilhão em impostos para o Rio de Janeiro em 2010, o que representa um aumento de 18% se comparado ao ano anterior. Em 2008, a companhia investiu R$ 160 milhões na inauguração da fábrica de vidros. O Estado também foi palco de importantes lançamentos recentemente: Skol 360º, Lipton Mate e Antarctica Sub Zero.

A Ambev também patrocina os quatro maiores clubes de futebol do Estado. Por meio da Brahma, os clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco recebem projetos de incentivo da companhia.

Com investimento de R$ 40 milhões, em junho de 2010 a Ambev anunciou a revitalização da Cervejaria Bohemia, fundada em 1853, em Petrópolis. Além da produção fabril, a unidade terá um memorial de cerveja - com o maior acervo da América Latina - e um centro de experiência cervejeira único no Brasil.

Sobre a Ambev

Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários - 29 mil só no Brasil - sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2010, a companhia lançou o “Movimento CYAN – Quem vê a água enxerga seu valor”, iniciativa de mobilização para alertar o consumo consciente de água. Um dos principais desdobramentos do Movimento neste ano foi a criação do Banco Cyan. Por meio de parcerias com concessionárias de água as pessoas têm acesso à média de consumo de água de seu imóvel. À medida que elas diminuem (ou até mantêm) o gasto, ganham pontos que podem ser usados como desconto em sites de compras na internet.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009. Referência em práticas ambientais, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção, até 2012.

Sala de imprensa Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo
Empresa MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA