Pautas | Tree Comunicação | 09/06/2011 10:59:08 | 1197 Acessos
Núcleo Copa Sustentável e Orgânica se reúne em Brasília

Os preparativos para o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 estão em ritmo acelerado. O Ministério do Esporte realizou recentemente em Brasília uma reunião extraordinária da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, com a presença do Diretor de Responsabilidade Social Corporativa da FIFA, Sr. Federico Addiechi, que fez uma apresentação sobre o compromisso da FIFA com sustentabilidade. O Consórcio formado por Planeta Orgânico, IPD Instituto de Promoção do Desenvolvimento - Organics Brasil e IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional esteve presente na plenária com a FIFA.

Na parte da tarde foram formados os Núcleos Temáticos de Projetos, entre eles o Núcleo Temático Copa Orgânica e Sustentável. O consórcio “Copa Sustentável e Orgânica,” representado por Maria Beatriz Martins Costa (diretora executiva do Planeta Orgânico), Ingo Plöger (presidente da IP Desenvolvimento) e Ming Liu (coordenador-executivo do Projeto Organics Brasil) participou da instalação oficial do Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável que será coordenado por Arnoldo Campos, Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e conta com representantes dos governos federal e municipal, além da iniciativa privada, a exemplo do Consórcio.

Um dos principais objetivos é fazer com que seja definido um percentual mínimo de alimentos sustentáveis e orgânicos nos cardápios em todos os eventos ligados ao mundial de futebol no Brasil. O projeto também pretende incentivar a agricultura familiar e o mercado justo, nos segmentos de alimentos, cosméticos e artesanato sustentáveis.

O consórcio vai promover a imagem dos produtos sustentáveis e orgânicos no mercado interno com projeção para o mercado internacional. A estimativa é que os produtos orgânicos atinjam o patamar de 15% no total de alimentos oferecidos nas cidades-sede durante a Copa do Mundo de 2014, nos eventos relacionados ao Mundial e nas administrações públicas.

Sobre a IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional
A IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional é uma consultoria boutique de concepções estratégicas para empresas e instituições governamentais, com foco em desenvolvimento de negócios. Como consultoria global, acompanha a internacionalização de empresas no Brasil e no Mercosul, com abrangência na América Latina, União Européia e Estados Unidos. A IP Desenvolve estratégias, promove oportunidades, gera parcerias e incentiva inovações. Seu presidente, o empresário, Ingo Plöger liderou vários processos de mudança tanto no Brasil como no exterior; é o presidente do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL), foi presidente da Kienbaum Consultores e presidente da centenária Cia. Melhoramentos de São Paulo e atuou como presidente da Câmara do Comércio Brasil Alemanha no Brasil por duas gestões consecutivas, além de exercer funções em Conselhos. Também foi co-presidente do Fórum Mercosul-União Européia e Coordenador da área de Promoção de Investimentos do Ministério do Desenvolvimento – fatos que explicitam a expertise da consultoria e do seu time em empresas, instituições e governos. Entre os clientes atendidos pela IP Desenvolvimento estão instituições como UNCTAD, Fórum Brasil, Fórum de Líderes em Sustentabilidade e empresas como Evonik, Bosch, Graúna e muitas outras brasileiras e internacionais.

Sobre o Planeta Orgânico
Fundada em 1985, com sede no Rio de Janeiro, a Programação Visual 2A2 Ltda foi responsável pelo desenvolvimento do website www.planetaorganico.com.br, publicado na internet no ano 2000. Desde então, o Planeta Orgânico tornou-se referência na internet para informações sobre os setores orgânico e sustentavel no Brasil. De 2003 a 2010, o Planeta Orgânico (Nome Fantasia da Programação Visual 2A2) co-organizou, em parceria com Nuremberg Messe as Feiras Biofach América Latina e ExpoSustentat. O Planeta Orgânico já organizou e promoveu mais de 150 seminários no Brasil, na América do Sul, Alemanha e Estados Unidos. As informações e a rede de contatos armazenada ao longo de dez anos permitiram ao Planeta Orgânico dispor de um banco de dados da qualificado da Economia Verde.

Sobre o IP Instituto de Promoção do Desenvolvimento - Organics Brasil
IPD Instituto de Promoção do Desenvolvimento - Organics Brasil é uma entidade de fomento institucional que objetiva a realização de projetos nacionais e internacionais focada no desenvolvimento do setor. Realiza parcerias estratégicas com entidades governamentais, setor público e privado em ações de sensibilização, capacitação e promoção comercial. Atualmente realiza em parceria com a ApexBrasil o Projeto Setorial Integrado do setor, onde promove produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, construindo e representando a vocação do Brasil para produzir orgânicos com qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de adequação sócio-ambiental.

Sala de imprensa Tree Comunicação
Empresa ARBORE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA.ME