Eventos | Petrobras (SP) | 29/06/2011 13:17:57 | 595 Acessos
Petrobras patrocina lançamento de DVD de filme sobre diversidade sexual

Com patrocínio da Petrobras será lançado na próxima sexta-feira (01/07), o DVD do filme “Matrículas Abertas, Vagas Limitadas”, que aborda a questão da diversidade sexual e da revolução do comportamento dos anos 90. O evento será realizado em São Paulo, às 19h, no Instituto Cultural Galeria do Rock.

“Matrículas Abertas, Vagas Limitadas” traz como tema central a diversidade sexual. Com a participação de 70 atores, músicos e técnicos brasileiros franceses, chilenos, russos, alemães e israelenses, o filme aborda um assunto ainda considerado delicado em muitas culturas.

Após sete anos entre a concepção no Brasil de 2003 e a montagem final em Paris de 2010, a obra é lançada como um registro da diversidade sexual, cuja maior expressão é a festa na Avenida Paulista, a maior Parada GLBT do mundo, também apoiada pela Petrobras desde 2007. A partir da visão de personagens heterossexuais e de depoimentos de personalidades como o jornalista Leão Lobo e Camille Cabral, transexual fundadora da associação de transexuais da França, o filme mostra as mudanças de comportamento dos anos 90 com a complexidade que deve ser tratada.

A obra, que é uma ficção com fundo de documentário, ainda traz trilha sonora em diversos idiomas e uma apoteose na cena final. Além disso, o humor, o discurso sem preconceitos, a escolha das músicas, as luzes e a edição das imagens fazem referência à diversidade em todo o filme.

“Matrículas Abertas, Vagas Limitadas” é um trabalho selecionado pela Companhia para apoio à reprodução em DVD. O projeto também está consonante com um dos dez valores descritos no Planejamento Estratégico da Petrobras: a valorização da diversidade humana e cultural nas relações com as pessoas e instituições, garantindo os princípios de respeito às diferenças, de não discriminação e de igualdade de oportunidade.

São exemplos da atuação da Petrobras na área de diversidade iniciativas como os projetos Centro de Formação Juvenil para o Turismo Patativa do Assaré, do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), e CACTO - Centro de Cultura, Arte, Comunicação e Tecnologia, da Fábrica de Imagens. Além disso, desde 2007, a Petrobras reconhece o direito a benefícios previdenciários de casais homossexuais e a extensão do Programa de Assistência Multidisciplinar de Saúde a parceiros do mesmo sexo. Atualmente, 107 funcionários usufruem o direito de incluir os seus companheiros no plano de saúde da Companhia. Essas ações são acompanhadas pela Comissão de Diversidade da Petrobras.
Mais informações sobre o filme podem ser obtidas no site http://matriculasabertasvagaslimitadas.com/.
Serviço:

O que: Lançamento do DVD do filme “Matrículas Abertas, Vagas Limitadas”
Data: 1º de julho
Horário: 19h
Local: Espaço cultural do Instituto Cultural Galeria do Rock. Av. São João, 439 - Centro São Paulo (SP)

Assessoria de Imprensa Petrobras
Gerência de Atendimento e Articulação Regional São Paulo – Sul
Tel.: (11) 3523-6568 / 6120 / 4072

Data 01/07/2011
Sala de imprensa Petrobras (SP)
Empresa PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRAS
Contato Liz Terra