Pautas | Central de Radiojornalismo | 02/09/2013 16:58:28 | 1165 Acessos
Jornalista paranaense tem trabalho científico aprovado para congresso em EAD
Nova ciência dedicada aos atributos da voz humana

A ABED  - Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, comunica que o trabalho intitulado “Voice design – o poder da palavra falada aplicada”, submetido ao Comitê Científico foi APROVADO PARA APRESENTAÇÃO FORMAL no 19º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância com tema “Bons Profissionais fazem Bons Programas de EaD: Como Estamos? que será realizado na próxima semana de 09 a 12 de setembro de 2013 no Centro de Convenções da Bahia em Salvador.

Com a aprovação deste trabalho científico esta nova área do conhecimento de autoria de Jorge Cury Neto que tem sido motivo da realização de palestras, workshops, cursos e treinamentos, passa a ser introduzida oficialmente no meio acadêmico e científico.

O voice design é uma área do conhecimento que abriga pesquisas e um estudos multidisciplinares, envolvendo diversos campos científicos no tocante aos seus vínculos com o universo do som produzido pela voz humana.

Entre as áreas pesquisadas, estão: antropologia, linguística, neurolinguística, neurociência, acústica, música , fonoaudiologia, fisiologia, filosofia, retórica, psicanálise, hipnose, arte cênica, dublagem, animação, storytelling, entre outras.

O propósito é estabelecer as convergências e gerar novas funcionalidades que identifiquem os pontos de inteligência, ao considerar as características, os elementos, as finalidades, as aplicações nos vários aspectos da comunicação verbal e não verbal.

A estrutura metodológica do voice design baliza-se num paralelismo estabelecido nos pressupostos do design gráfico, como tons de cor, alinhamento e proximidade, aplicados analogamente aos vários elementos da voz, como tonalidade sonora, frequência, altura, intensidade, amplitude, timbre, volume, ritmo, entonação, harmonia, intencionalidade, entre outros, além da fundamentação conceitual do design da informação e especialmente no design instrucional.

A sua materialização dá-se  pelo desenvolvimento de interfaces analógicas ou digitais, capazes de ativar os vários estímulos sensoriais para fins de potencializar a retenção eficaz da mensagem.

Diversos trabalhos acadêmicos diagnosticam a superficialidade do ensino organizado e estruturado da oralidade.

Estudiosos de notório reconhecimento avaliam a negligência com que é tratada esta área do conhecimento, como emblematicamente atesta o linguística Luiz Antonio Marcuschi (1997) que conceitua:

‘A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita no dia a dia da maioria das pessoas. Contudo, as instituições escolares dão à fala atenção quase inversa à sua centralidade na relação com a escrita. Crucial neste caso é que não se trata de uma contradição, mas de uma postura’.

O campo do voice design compete:

1)  Adequar a mensagem a ser transmitida à mídia eletrônica,
2) Planejar a estratégia a ser adotada para cada contexto e circunstância,
3) Desenvolver didaticamente a sequencia lógica do conteúdo,
4)  Organizar o roteiro de conteúdo, atentando-se a coloquialidade, a musicalidade e a fluência oral da narrativa,
5) Elaborar o discurso procedendo as marcações sonoras das expressões chave, e manipular coerentemente os elementos da voz,
6) Alinhar o conteúdo à entonação, ritmo, altura, velocidade, volume, amplitude, harmonia, frequências sonoras e pausas estrategicamente posicionadas para oportunizar a assimilação pelo receptor da mensagem oralizada,
7) Atribuir diversas funcionalidades cognitivas lógicas e estéticas ao processo de comunicação, permitindo o controle sobre diferentes parâmetros acústicos das diversas fontes sonoras, materializado pelo desenvolvimento de interfaces analógicas ou digitais.

A prática do voice design é destinada tanto para ser aplicada exclusivamente na construção de processos, produtos e soluções auditivas, como para a exploração dos aspectos da oralização da palavra, incluindo, simultânea e em sincronia com a linguagem visual, visando potencializar a fixação do conteúdo proposto, nos diferentes planos e perspectivas audiovisuais, viabilizando a retenção do conhecimento.

Para a elaboração dos materiais didáticos auditivos e audiovisuais em Educação a Distância, é indispensável que o emissor, o ministrante, o professor, o tutor atente-se a todos os aspectos e a sua aplicada baseada nos pressupostos e fundamentos do voice design, estabelecendo a correspondente sincronia entre os elementos auditivos e visuais, num movimento convergente que potencialize a assimilação do conteúdo transmitido.

Sala de imprensa Central de Radiojornalismo
Empresa WEBCOMBRASIL LTDA