GM GM
Quinta-feira, 16 de junho de 2011
Chevrolet Cobalt Concept, um sedã de abrangência mundial
  • Três volumes conceito estréia no Salão de Buenos Aires 2011 com diferenciais em termos de dirigibilidade, espaço interno, porta-malas e acabamento
  • Versátil, ele transcende segmentos e foi concebido de forma a atender uma faixa muito abrangente de consumidores nos mais variados mercados na America do Sul, África, Oriente Médio e Europa

Buenos Aires, Argentina – A Chevrolet apresenta mundialmente no Salão de Buenos Aires 2011, o Chevrolet Cobalt Concept. Trata-se de um sedã que tem como pontos fortes um interior amplo, espaçoso e com um refinamento digno de segmentos superiores.

Desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors na América do Sul, o Cobalt, em sua versão conceito exibida no Salão de Buenos Aires, tem a exclusiva pintura "Smoke Beige". Ele foi criado a partir de pesquisas que reforçaram a importância do espaço interno e de uma clara demonstração de prestígio acessível, com refinamento no acabamento e equipamentos capazes de colocar o sedã em uma faixa de segmentação mais ampla, com preço de carro compacto e com oferta de espaço e conforto só encontrados em sedãs de categorias superiores.

"O Cobalt é um carro importante dentro de nossa estratégia por ser um carro versátil. Sua configuração pode combinar o uso no dia-a-dia, com viagens aos finais de semana com a família e mais bagagens, com muito conforto, desempenho e eficiência no consumo de combustível. É um carro que traz uma série de diferenciais que certamente atrairão uma faixa abrangente de consumidores", afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.

Com as linhas que seguem o DNA global da Chevrolet, o Cobalt nasceu para atender aos mais diversos mercados. Chama atenção no sedã o tamanho e a inclinação do parabrisa, que confere amplitude interior e excelente visibilidade.Na dianteira, além da grade seccionada por uma barra que ostenta a gravata dourada, o sedã carrega faróis de dupla parábola. O parachoque tem uma barra cromada que é continuada nas extremidades por faróis de neblina compostos por LEDs. Na traseira, chamam atenção as lanternas, também alimentadas por LEDs, com um design exclusivo, que arrancam elogios ao primeiro olhar.

"O Cobalt é um carro com execução primorosa e detalhes que realmente fazem a diferença. Suas linhas farão sucesso e tenho certeza que ele poderá agradar aos consumidores mais racionais também", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil.

Outro ponto de destaque do conceito é o teto de vidro, que permite a entrada de luz natural e ainda conta com uma iluminação feita por duas fileiras de LEDs azuis, aumentando ainda mais a sensação de espaço interno do sedã.

Pela abrangência global, o Cobalt poderá ser equipado com uma gama abrangente de motores quatro cilindros em uma faixa de cilindrada que vai de 1.3 a 1.8 litro, com transmissões manual e automática, movidos a etanol (flexfuel), gasolina ou diesel, com foco na medida perfeita entre desempenho e economia de combustível.

O Centro de Design da GM América do Sul desenvolveu também um kit aerodinâmico para o Cobalt que, além de trazer ares levemente esportivos (reforçados pelas rodas de liga leve aro 17 com pneus 255/45 R17), melhoraram a aerodinâmica do sedã, reduzindo seus números de consumo. Para completar, o conceito tem escapamentos duplos cromados.

Execução refinada no interior

Graças ao entre eixos superior à maioria dos concorrentes aliado a uma acertada calibração da suspensão, o Cobalt foi desenvolvido para garantir uma dirigibilidade superior para os padrões da categoria, em uma composição perfeita entre estabilidade e conforto.

Internamente, o Cobalt tem acabamento em dois tons de cinza quente: um mais escuro, batizado de "Urban", e o "Very Light Platinum", mais claro e que consegue ampliar ainda mais a sensação de espaço interno. O time de designers também utilizou um fino revestimento, que simula madeira, em partes do painel e na parte central do volante.

"Todo o interior foi pensado para trazer o máximo de conforto e refinamento. Deixamos isso muito claro utilizando couro em abundância no revestimento de portas, painéis e bancos, assim como o filme de madeira, que trouxe um ar de requinte ao sedã", afirma Carlos Barba, diretor de Design da General Motors América do Sul.

Para completar, o Cobalt conta com sistemas de entretenimento. Tem equipamento para navegação integrado ao painel e duas telas de 7 polegadas para os assentos traseiros posicionadas nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros.

###

A General Motors, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, tem origem em 1908. Com sede global em Detroit, a GM emprega 202 mil pessoas nas principais regiões do mundo e tem operações em mais de 120 países. A GM, com seus parceiros estratégicos, produz veículos em 30 países, vendendo e proporcionando serviços para estes veículos com as seguintes marcas: Baojun, Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Daewoo, Holden, Isuzu, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. O maior mercado nacional da GM é o da China, seguido pelos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Itália. A subsidiária OnStar da GM é o líder em serviços de segurança veicular e informação. Para maiores informações sobre a nova General Motors, acesse www.gm.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 86 anos. Em 2010 a Chevrolet registrou recorde histórico de vendas no país com o volume de 657.724 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Distribuidor de Peças) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas nos sites http://media.gm.com e www.gmnoticias.com.br.

###
CONTATO (S):

Renato Acciarto
Telefone: (11) 4234-6281
Email: renato.acciarto@gm.com

Adriano Griecco
Telefone: (11) 4234-7115
Email: adriano.griecco@gm.com

Os primeiros desenhos do Cobalt Concept, feitos pelo Centro de Design da GM América do Sul
foto ampliada foto ampliada foto ampliada
Conceito tem linhas atraentes, com um toque de esportividade e rodas aro 17 polegadas
foto ampliada foto ampliada foto ampliada
foto ampliada
O Cobalt Concept é um três volumes que alia design, conforto e muito refinamento no interior
foto ampliada foto ampliada foto ampliada
foto ampliada foto ampliada
GM DIVULGAÇÃO